Memorial estará aberto neste final de semana para visitas guiadas às exposições Minhas Memórias, Nossa História e Casando em um Palácio


Solenidade de abertura ocorreu no térreo do Palácio da Justiça,
sede do Memorial do Judiciário
(Fotos: Eduardo Nichele)

O Memorial do Judiciário estará aberto neste fim de semana para receber visitantes em visitas guiadas. No sábado (20/5), a equipe do Memorial estará no térreo do Palácio da Justiça entre 10 e 18h. E no domingo (21/5), entre 14 e 18h. A entrada é livre aos interessados. 

As exposições “Minhas Memórias, Nossa História” e “Casando em um Palácio” foram abertas na tarde desta quarta-feira (17/05).

O evento, realizado no andar térreo do Palácio da Justiça, faz parte da Semana Nacional de Museus.

A solenidade contou com a presença do Presidente do TJRS, Desembargador Luiz Felipe Silveira Difini. Em sua manifestação, o Magistrado destacou que “a iniciativa pretende resgatar, através de imagens e documentos ligados à história do Judiciário, a evolução das relações de família durante o século XX“, acrescentando o importante papel do Memorial do Judiciário no se refere à preservação do acervo que compõe ambas as exposições. Questionado pela imprensa a respeito da evolução atual da sociedade, o Presidente afirmou que “a grande modificação social do século XXI foi o rearranjo das relações existentes no âmbito familiar, que continuam marcantes no cotidiano, porém sendo redesenhadas em figurinos diferentes da época, por exemplo, dos nossos pais”, disse ele.

O Diretor do Memorial do Judiciário do RS, Desembargador aposentado José Carlos Teixeira Giorgis, em seu discurso, salientou que “o Tribunal de Justiça é reconhecido por seu pioneirismo e vanguarda nas decisões que envolvem direito de família”. Conforme o dirigente, a exposição “Minhas Memórias, Nossa História“, situada no andar térreo do Palácio da Justiça, aborda a trajetória das famílias no Rio Grande do Sul e no Brasil sob as visões sociocultural, legal e jurídica em mais de dois séculos de história. A respeito da mostra “Casando em um Palácio”, situada no mezanino do térreo do prédio,  ele informou que a iniciativa retrata a história da Galeria dos Casamentos, onde já foram celebrados mais de quatro mil uniões durante as décadas de 60 e 70 e aonde hoje se reaizam os casamentos coletivos (o próximo ocorrerá em 28 de junho).


Desembargador Giorgis e Presidente Difini abriram oficialmente as exposições

A cerimônia contou também contou com a presença do 3º Vice-Presidente do TJRS, Desembargador Paulo Roberto Lessa Franz, juntamente com a Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Íris Helena Medeiros Nogueira, e a Corregedora-Geral da Defensoria Pública-Geral do Estado, Adriana Chaves Barcellos, além da  representante do Ministério Público Estadual, Promotora de Justiça, Martha Weiss Jung. Juízes-Assessores da Presidência e da CGJ também acompanharam a solenidade, além de servidores do Judiciário e representantes de entidades parceiras como o Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do RGS, Miguel Frederico do Espírito Santo, do Centro Cultural da Santa Casa de Misericórdia, Amanda Mensch Eltz, e outros.


Após a solenidade, Presidente Difini visitou as exposições

Visitação

As exposições podem ser visitadas de segunda à sexta, das 9 às 18h. Excepcionalmente, no próximo sábado (20/5) e domingo (21/5), o Memorial do Judiciário estará aberto para o público. No sábado, das 10h às 18h, e no domingo das 14h às 18h. O Memorial está localizado no prédio do Palácio da Justiça, na Praça da Matriz, centro histórico da Capital.


Com texto: Renato Sagrera, Imprensa TJRS, e Equipe do Memorial do Judiciário

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s