Memorial do Judiciário tem programação especial na Semana Nacional de Museus

Com novas exposições, recepção a estudantes, e a abertura excepcional no próximo fim de semana, o Memorial do Judiciário, organismo do Tribunal de Justiça do Estado, participa da Semana Nacional de Museus.

Na terça-feira, 16/5, o Memorial vai receber 50 alunos do Colégio La Salle Santo Antônio, de Porto Alegre, no programa Formando Gerações, quando, após preparação pela equipe do Memorial, os próprios estudantes assumem os papéis de Juiz, Promotor de Justiça, Advogado, Jurados,  réu e vítima, e realizam um Tribunal do Júri.

Na quarta-feira, 17/5, o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, acompanhado do Diretor do Memorial, Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis, vai presidir a abertura das exposições Minha Memória, Nossa História e Casando em Um Palácio, as duas produzidas a partir de pesquisas desenvolvidas pela equipe do Memorial do Judiciário.

Na quinta-feira, 18/5, nova turma de estudantes, agora da Escola José Mariano Garcia Mota, de Gravataí, que trará ao Memorial 45 alunos para o Formando Gerações.

As edições do Formando Gerações nesta semana contarão com a Coordenadoria da Infância e da Juventude da Corregedoria-Geral da Justiça que apresentará a Cartilha “Turminha da Justiça – Ouvindo a Criança e o Adolescente”, sobre o Depoimento Especial, mostrando como é possível ouvir na Justiça o a criança e o jovem de forma protegida, em espaço amigável, por meio de profissionais capacitados.

E no fim de semana, 20 e 21/5, o Memorial estará aberto excepcionalmente para receber o público em visitas guiadas às duas novas exposições. No sábado, o horário será das 10 às 18h, e, no domingo, das 14 às 18h.  O Memorial estará participando, também, da Caminhada pela Duque, organizada pelo Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Misericórdia (informações) no sábado (20/5) a tarde.

Minhas Memórias, Nossa História

MMNH

A exposição Minhas Memórias, Nossa História promove a reflexão sobre as mudanças socioculturais, legais e jurídicas do conceito de família ao longo dos últimos dois séculos, contando a história da formação das famílias no Rio Grande do Sul e no Brasil. A exposição procura mostrar as mudanças havidas desde então por meio de uma personagem fictícia, a Ana.

Estará instalada no Espaço Desembargador Donato João Sehnem do Museu do Memorial do Judiciário, térreo do Palácio da Justiça. Ana relata as histórias de seus por meio de reportagens, objetos, desenhos e mapas. O primeiro nicho cobre de 1752 ao final do século XIX; o segundo, do início do século XX até 1988; o terceiro, trata das novidades vindas com a Constituição Federal de 1988 e as possibilidades de formação familiar com ênfase no afeto; e o quarto nicho trata das novas composições familiares do Século XXI.

A exposição permanecerá instalada até abril de 2018 e durante este período o Memorial promoverá eventos sobre a temática.

Casando em Um Palácio

CEUP.png

Já a Galeria dos Casamentos, no mezanino do térreo do Palácio da Justiça, receberá a exposição permanente  Casando em um Palácio que conta a história do projeto arquitetônico e do seu uso desde a sua inauguração na década de 1960/1970.  Mais de 4 mil cerimônias de casamento ocorreram no local, até a atividade ser inviabilizada pela utilização do espaço para sediar escritórios do Tribunal de Justiça.

Com a reinauguração do Palácio, em 2006, com a supervisão do Arquiteto Carlos Maximiliano Fayet, um dos autores do projeto do prédio, o Memorial passou a se responsabilizar pelo local. A partir de 2010, vem realizando na Galeria dos Casamentos, como voltou a ser chamada, em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça e o Registro Civil das Pessoas Naturais da 1ª Zona de Porto Alegre, as cerimônias coletivas de casamento. Até o final de 2016, houve 250 casamentos no local.  O próximo está marcado para 28 de junho.

SERVIÇO

DIAS E HORÁRIOS – As exposições estarão abertas, a partir da quinta-feira, 18/5, entre 9 e 18h.  E também neste fim de semana, excepcionalmente, no sábado (20/5), das 10 às 18h e no domingo (21/5), das 14 às 18h.

VISITAS GUIADAS podem ser agendadas junto ao Memorial do Judiciário pelo email memorial@tjrs.jus.br ou pelo telefone (51) 3210-7176.

ENDEREÇO – O Palácio da Justiça se situa na Praça Mal. Deodoro, conhecida como Praça da Matriz, Centro Histórico de Porto Alegre.

INFORMAÇÕES – Mais informações sobre o Memorial no site do Tribunal de Justiça – www.tjrs.jus.br/memorial.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s