Tabelião Substituto e Inventor Ayrton Filho doa acervo ao Memorial do Judiciário

dsc_3310
Ayrton Filho entrega ao Desembargador Giorgis a Carta Patente

O Memorial do Judiciário recebeu na última sexta-feira (7/10/2016) diversos documentos em doação do Tabelião Substituto do 1º Tabelionato de Notas de Porto Alegre Ayrton Bernardes Carvalho Filho. Na presença do diretor do Memorial, Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis e da Assistente Técnica Carine Medeiros Trindade, Ayrton entregou para arquivamento e preservação elementos que poderão testemunhar, no futuro, a sua contribuição para o desenvolvimento técnico da atividade dos tabelionatos, em favor de melhores serviços oferecidos ao cidadão.

Afirmou o Desembargador Giorgis, que “o Memorial do Judiciário sente-se honrado com a escolha feita pelo Dr. Ayrton Filho em entregar seu acervo de material notarial inventivo, bem como documentos atinentes, à nossa guarda”. Considerou ainda que “além do reconhecimento desse órgão, como depositário da história  dos serviços judiciários gaúchos, a ação representa o talento invulgar de um servidor do Poder Judiciário, que teve visão moderna e projetiva sobre as atividades de um tabelionato e, ao cabo, também a melhor atenção ao povo que deve servir”.

dsc_3397
A série de documentos estarão à disposição de historiadores. Da esquerda para a direita, Carine Trindade, Ayrton Filho e Desembargador Giorgis

Ayrton tem formação em Engenharia Civil, Direito e está finalizando o curso de História. Ele afirma que os documentos entregues fazem parte da sua história como “cartorário”, desde atendente “de atendente de balcão” (1986) até Tabelião Substituto (2016) do 1º Tabelionato de Notas de Porto Alegre. Escolheu o Memorial, no Palácio da Justiça, como lugar de repouso perpétuo dos documentos.

Foram entregues ao Memorial a cópia do trabalho apresentado no XI Congresso Notarial Brasileiro, realizado em 1995, realizado sob a orientação do Desembargador Armínio José Abreu Lima da Rosa, origem da Lei Federal nº 11.441/2007, que fez migrar do Judiciário para a Instituição Notarial muitos dos procedimentos de jurisdição voluntária possibilitando a realização de inventários e partilhas de bens, separações e divórcios, quando consensuais.

Também passou às mãos do Desembargador Giorgis a Carta Patente com o título “Disposição em etiqueta autoadesiva com elementos de segurança”, tendo como inventor o doador do material ao Memorial. O invento eliminou os antigos carimbos que eram utilizados para auxiliar tabeliães e seus prepostos na realização dos atos notariais de reconhecimento de firmas e autenticação de cópias.

Entregou também cópia do Boletim Digital nº 406 do INTI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação onde consta o lançamento do software Cartório Digital pelo 1º Tabelionato de Notas de Porto Alegre, idealizado pelo próprio.

Diz Ayrton que se trata do primeiro programa que permitiu que os atos notariais fossem solicitados pela Internet, incluindo a possibilidade de assinatura digital, sem a necessidade da presença física dos interessados nos tabelionatos de notas, tudo sendo realizado em ambiente certificado.

Juntou também documento aonde relata a história da construção o conceito do software Cartório Digital, fazendo uma homenagem ao titular do 1º Tabelionato de Notas, o seu pai, Ayrton Bernardes Carvalho, com 76 anos de idade, sendo que 62 deles com dedicação à Justiça.

E, finalmente, doou ao Memorial cópia da Portaria nº 174, de 1992, assinada pelo então Juiz de Direito Aldo Ayres Torres, Diretor do Foro de Porto Alegre, em que é designado para exercer Ajudante do Tabelião titular do 1º Tabelionato de Porto Alegre.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s