12/5 – Seminário sobre o Senador Pinheiro Machado será nesta quinta

captura-de-tela-2016-04-21-acc80s-09-54-33Os cem anos da morte do Senador José Gomes Pinheiro Machado transcorreram em 8 de setembro de 2015. Para lembrar o falecimento do político considerado o ´mandarim da República´ o Memorial do Judiciário do RS e o Instituto Histórico e Geográfico do RS vão promover no próximo dia 12 de maio um Seminário chamado: “A morte do Senador Pinheiro Machado e suas repercussões”

Pinheiro Machado foi assassinado por um outro gaúcho, Francisco Manço de Paiva Coimbra, a facadas, no Hotel dos Estrangeiros, na então Capital Federal, Rio de Janeiro, quando ia conversar sobre questões políticas com o ex-Presidente do Estado de São Paulo, Manuel Joaquim de Albuquerque Lins, que ali se hospedava.  Manço Paiva era natural de Cacimbinhas, Município situado no sul do Rio Grande do Sul, cujo nome foi mudado para Pinheiro Machado quando do falecimento do Senador.

A atuação de Pinheiro Machado foi voltada à construção da iniciante República e a manutenção integral do território do Brasil.

Para o Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis, diretor do Memorial do Judiciário, “o Senador Pinheiro Machado foi um dos políticos mais influentes na Primeira República, construindo seu prestígio não só por sua condição de parlamentar destacado, mas pela habilidade que demonstrou nos arranjos que se produziam nos diversos escalões do país, tanto que logrou decidir até relação de candidatos a pleitos estaduais”. E que, “por isso, e ainda pela participação em estratégias no âmbito do Rio Grande, despertou animosidades e, finalmente a ação assassina que o vitimaria”.  Sobre a proposição do evento pelo Memorial, afirma que “o Senador foi uma personalidade que até hoje interroga os historiadores, o que justifica o seminário onde alguns aspectos de sua fecunda atividade serão desvelados.” 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s