Memorial do Judiciário capacita professores de Rio Grande

Nos dias 7 e 8/8, os professores municipais de Rio Grande e alunos da FURG serão capacitados pela, equipe do Memorial do Judiciário, para realização do Projeto Formando Gerações, na Comarca. A iniciativa é da Juíza de Direito Cíntia Teresinha Burhalde Mua, do 1º Juizado, da 2ª Vara Cível de Rio Grande.

O Formando Gerações já havia sido levado anteriormente pela Juíza à Comarca de Campo Bom. O projeto é uma iniciativa do Memorial em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça.

A ideia, explica a magistrada, é usar o Formando Gerações como uma das ferramentas de interlocução do Poder Judiciário com a comunidade escolar. A descentralização e a interiorização do Formando será de suma importância para viabilizar a aproximação de alunos e professores com o Judiciário, disse. Considerou ainda que pretende-se obter ressignificações acerca das causas da morosidade do sistema judicial e da sensação de impunidade, entre outras questões.

Mary Biancamano, do Memorial do Judiciário, anota que há profunda convergência de objetivos entre o Projeto Justiça em Ação e o Formando Gerações. Ambos trabalham com crianças e jovens em questões de conflito, de deveres, de responsabilidades, de ética, posturas e atitudes na sociedade, formação que deve iniciar desde a infância do indivíduo.

Inicialmente, poderão participar do Formando Gerações em Rio Grande os professores e os alunos da rede municipal de ensino, que congrega o maior número de escolas, com a projeção de incluir as redes de ensino estadual e particular em 2014.

De 2004 até 2012, o projeto Formando Gerações levou ao Palácio da Justiça 6.134 estudantes de escolas das redes pública e privada.

Em Porto Alegre, a equipe do Memorial recebe as turmas, após agendamento.

A agenda de 2013 já está preenchida até o final de setembro. Interessados devem entrar em contato via email memorial@tjrs.jus.br ou fone (51) 3210-7312. Mais informações, fotografias, notícias

Sobre o Formando Gerações

O Projeto Formando Gerações acontece desde 2004, e tem o objetivo de apresentar o funcionamento do Poder Judiciário para estudantes do Ensino Fundamental e Médio. A visita é realizada de forma didática. Entre as tarefas está a simulação de um júri popular e a exibição de um vídeo sobre os direitos das crianças e dos adolescentes

As atividades são propostas de acordo com a faixa etária dos visitantes, estimulando a consciência da cidadania e contribuindo para uma maior interatividade do Poder Judiciário com a comunidade.

_____

EXPEDIENTE
Texto: com informações do Memorial do Judiciário
Assessora-Coordenadora de Imprensa: Adriana Arend
imprensa

Publicação em 10/07/2013 17:46

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s